Cerca de 60% dos imóveis brasileiros são irregulares, de acordo com o Ministério de Desenvolvimento Regional. No país todo, isso representa cerca de 30 milhões de imóveis sem escritura ou comprovante de titularidade, ou seja, aproximadamente 120 milhões de brasileiros vivem em residências nas quais não existem comprovações de quem é o dono.
Segundo Eduardo Germano, CEO da startup UsuCampeão , que democratiza a regularização fundiária utilizando tecnologias para agilizar a transformação social nos locais que atua, um imóvel irregular representa capital morto. “Um imóvel irregular é desvalorizado, não pode ser financiado ou utilizado como garantia pelo mercado financeiro, ou seja, o morador perde acesso a crédito com taxas menores e prazos maiores de pagamento”, contextualiza Germano.
O CEO da empresa reforça que para regularizar um imóvel precisa seguir passos simples, entre eles: O morador pode fazer uma consulta ao CEDI (Cadastro de Edificações do Município) e emitir o histórico de Edificação. “Para essa solicitação, é necessário informar o número do contribuinte, disponível no carnê do IPTU. Por meio deste documento é possível ter uma comprovação se seu imóvel está regularizado”, informa Germano.
Veja a matéria toda:
Giro MT Notícias “Conheça os passos para saber se seu imóvel está irregular”