COMUNICAÇÃO CAPA

Comunicação

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  • Faça contato visual

Olhar nos olhos de uma pessoa é a maneira mais segura e eficaz de transmitir confiança. Sem palavras, poderemos dizer ao nosso interlocutor que estamos interessados ​​no que ele nos diz e que estamos ouvindo atentamente.

  • Gestos

Segundo especialistas, 90% da comunicação que transmitimos não é verbal, mas gestual. Os movimentos do nosso corpo falam muito mais do que pensamos, mesmo que inconscientemente. Às vezes, um gesto pode persuadir, convencer e criar confiança muito mais do que um discurso elaborado. Comece a observar!

  • Espelhamento de gestos

Vickie Austin, fundadora da empresa de consultoria profissional CHOICES Worldwide, recomenda o uso de uma técnica de comunicação chamada ‘mirrioring’.

Ela nada mais é que observar a linguagem corporal de nosso interlocutor e imitá-la de maneira sutil. Por exemplo, se a outra pessoa afirmar com a cabeça, faça o mesmo segundos depois. Com essa prática, é possível fazer a outra pessoa se sentir mais confortável e aberta, e podemos obter uma maior empatia!

  • Seja objetivo

Dominar as habilidades de comunicação não significa falar muito, fazer apresentações sem fim ou enviar longas mensagens. Procure ter ideias claras e não enrole ao transmitir mensagens precisas.

  • Ouça antes de falar

Um bom comunicador é sempre um bom ouvinte. Quem sabe ouvir não perde informações, faz perguntas apropriadas e entende seu interlocutor.

Você pode criar empatia com frases como “Fale mais sobre isto” ou “Estou interessado no que você diz. Fale mais detalhes para entender por que você pensa assim”.

  • Faça mais perguntas

Você não precisa ter todas as respostas. Ser capaz de expressar abertamente suas dúvidas e admitir que não entendeu uma ideia te permite alcançar uma melhor compreensão.

Lembre-se de que o mal-entendido é o inimigo da comunicação! Resuma o que foi dito em suas próprias palavras para garantir que você esteja em sintonia com o seu interlocutor, esse recurso demonstra que você está prestando atenção.

COMUNICAÇÃO CORPO 1
  • Não interrompa

Evite completar o discurso de outras pessoas com suas próprias ideias ou desviar o assunto de uma conversa. Deixe que outras pessoas comuniquem suas opiniões sem interromper e depois expresse suas dúvidas ou comentários.

  • Crie vínculos

A comunicação eficaz não tem apenas a ver com trabalho ou negócios. É impressionante o que você pode obter de alguém se iniciar a conversa perguntando algo pessoal.

Na próxima vez que você conversar com alguém que você não conseguiu convencer, converse sobre coisas pessoais antes de entrar no assunto do trabalho.

  • Inclua o interlocutor nas soluções

Assim como é importante mostrar que está atento à conversa respondendo seu interlocutor, também é recomendado incluí-lo na solução.

Por exemplo: ao invés de dizer que você vai fazer determinada coisa, diga “nós”, ou seja, que vocês dois juntos farão isso. Essa atitude incentiva a pessoa a se comprometer.

  • Utilize exemplos ao argumentar

Histórias e exemplos que reforçam o que está dizendo melhoram o entendimento.

Dica: as histórias são uma boa forma de argumentar, porque ajudam no processo de persuasão e na ativação do cérebro. Os exemplos ajudam a reduzir a generalização e a imprecisão.

  • Evitar usar “mas”

Quando você fala que algo está certo, mas tem uma coisa errada, a outra pessoa já se foca exclusivamente na crítica, em vez de compreender o que você quer dizer.

Por isso, na medida do possível, utilize “e” para substituir o “mas”. Por exemplo, se acha que uma ideia pode ser melhorada, não diga: “Gostei da ideia, mas ela precisa de ajustes”. Prefira dizer: “Gostei da ideia e podemos pensar em estratégias para aumentar sua eficácia”. Isso faz com que a pessoa se sinta mais aberta para ouvir as críticas.

  • Seja positivo

A positividade é uma característica que realmente faz a diferença nas pessoas.

  • Foque nos resultados da conversa

Uma conversa em um ambiente corporativo sempre tem uma meta. Aprender a focar nos resultados esperados é uma maneira de evitar desvios e argumentos desnecessários. Assim, mantém-se a objetividade.

Ao incluir estas práticas em sua rotina você vai conseguir estabelecer uma melhor conexão com as pessoas ao seu redor.

Vamos praticar?

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